top of page
Rodas     de       Conversa     Sobre      Saúde      dos    Povos        Indígenas

 

     A formação dos profissionais de saúde deve buscar uma formação que possa atender às necessidades de saúde da população, considerando suas especificidades, favorecendo a integralidade na atenção à saúde. Neste universo de comunidades com distintos processos históricos e  de construções culturais, nos deparamos com populações indígenas dispersas por todo o território brasileiro, sendo um espaço possível para atuação profissional dos atuais estudantes da área da saúde. Atualmente há uma lacuna importante na formação de profissionais que possuam habilidades para trabalhar com populações indígenas, bem como competência cultural para lidar com situações de diálogo intercultural. Há um grande desconhecimento, tanto dos estudantes como dos profissionais de saúde, sobre o Subsistema de Saúde Indígena, os povos indígenas do Brasil, sendo mais difícil o engajamento nessa área de atuação.

    Encontros mensais discutem saúde dos Povos Indígenas, a proposta tem o objetivo de estabelecer um espaço para conhecer e refletir sobre a complexidade da saúde das comunidades indígenas, dialogando sobre as diferentes culturas, sistema de saúde específico, concepções do processo saúde-doença, propiciando aproximação inicial sobre o contexto de saúde indígena no Brasil.

     O responsável pelas Rodas é o Médico de Família e Comunidade e Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos  Willian Fernandes Luna. Os encontros são realizados no Departamento de Medicina(DMed), localizado na área Norte do Campus São Carlos. 

             Para mais informações entre em contato conosco ou acesse: https://cursosaudeindigena.wordpress.com/

bottom of page